26 julho 2013

passeio: o caminho caminhante faz-se a caminhar!



‘A gente para andar usa o corpo todo’ (eficiente eficaz) embora às vezes pareça que a minha consciência está em outro lado!!! (José maria belo)

Ombros à frente dos joelhos que por sua vez estão à frente dos pés.

O corpo deve estar em desequilíbrio para avançar.

Andar é um processo de constante desequilíbrio.

Como se fôssemos tombar é o que queremos para avançar.

Os pés começam a levantar por obra e graça do espírito santo quando sentem que está tudo a pedir para darem um passo.

Pé à frente do outro para avançar.

O peso deve ser contrabalançado entre os lados, o corpo divide-se em dois hemisférios, peso no lado direito avança esquerda e vice-versa.

Um dia destes andei na Cercitop numa rampa a descer e aconteceu o que todos pretendem (eu tb embora às vezes pareça que não quero) aconteceu (qual um milagre que desce da cruz): dou passos certinhos, o meu peso é empurrado pelas leis da gravidade da física e ando bem melhor

Andar é muito complicado, agora tenho que pensar em pormenores que os pequenotes com menos de 1,80 não imaginam.

Não me lembro de ter sido tão complicado quando era novo!

O que era banal é irritantemente difícil.

Andar de cadeira de rodas, de andarilho, de tripé, de bastão, sem nada, ufff, estou cansado, em corredores com as paredes a espreitar, em rampas a descer e a subir, terreno liso, empedrado, que desliza, tem tapetes, colchões, pedras a ladear…



António Pinho Vargas - Fado Negro

Sem comentários: