13 maio 2025

Porque deves votar Livre!?


Porque votar no PSD ou PS é votar em mais do mesmo, não traz nada de novo.

PSD é anti vivermos bem e em equilíbrio; PS é melhor mas não muito...

Abstenção é não ir a jogo.

Votar na direita: Chega e IL, é dar passos atrás, em direção ao passado funesto, de antes do 25 de Abril.

Votar na esquerda é melhor: possível Geringonça II, BE, PCP, PAN ou Livre? 

Diria para votarem no Livre à confiança, o Rui é o pai da geringonça, esteve a trabalhar na UE como deputado independente e bem, é inteligente, dá confiança e parece ter um ninho de onde sai gente diversa e de qualidade.

09 maio 2025

Habemus Papa: Leão XIV

Última carta do Papa Francisco

A carta que o Papa Francisco pediu para a Santa Sé publicar depois da sua morte:

"Caros irmãos e irmãs,

Se estás a ler esta carta, é porque eu já parti. E antes que a saudade molhe os teus olhos, deixa-me dizer-te: não chores por mim.
Não vivi para ser lembrado por discursos ou fotos. Tudo o que desejei, tudo o quis com a minha fragilidade humana, foi que olhássemos para Jesus novamente. 
Que todos saíssem à rua com o Evangelho nos pés, com misericórdia nas mãos e com amor no coração.
Se alguma vez as minhas palavras vos tocaram, não as guardem. Transformem-nas em ação. Abracem quem está sozinho. Perdoem quem vos magoou. Recomecem quantas vezes forem necessárias. 
Não esperem que o mundo mude. Sejam vocês a mudá-lo.
Aos jovens, não deixem que vos roubem a alegria nem a capacidade de se surpreenderem. 
O mundo precisa da vossa paixão, da vossa arte, da vossa procura pela justiça.
Aos avós: obrigado. Vocês sustentam a história com silêncio e sabedoria. Continuem a contar as vossas histórias. Vivam sempre com amor.
Aos sacerdotes, bispos, toda a Igreja: não se tornem oficiais do sagrado. 
Sejam pastores. Sujem as mãos para servir e tenham sempre o coração aceso e pronto a ajudar.
A ti, que talvez estejas a ler com tristeza, com perguntas, digo-te: Deus não partiu. Ele está contigo. Mesmo que tu o sintas longe, Ele caminha ao teu lado .
Eu vou em paz. Não porque não haja dor, mas porque confio. 
Confio em vocês. Confio na compaixão. Confio na vossa alegria. Na tua fé, que até  pode ser pequena como uma semente de mostarda.
Rezem. Cuidem da Terra. Defendam a dignidade humana. E quando se juntarem para comer, deixem uma cadeira livre. Que seja para o pobre. Que seja para Jesus.
Que o Senhor me prepare para eu morrer bem, morrer em paz. 

Com amor de pai,
Francisco"



Primeiro papa norte norte americano;

Formado em matemática;

Próximo do Papa Francisco por quem foi eleito  bispo;

Passou longo tempo no Peru.

É o primeiro Sumo Pontífice vindo dos Estados Unidos. Com anos de trabalho no Peru, as suas posições são consideradas próximas do Papa Francisco. 

Formado em 

Matemática, Divindade e 

Direito Canónico

Nascido a 14 de setembro de 1955, em Chicago, no estado norte-americano do Illinois, Prevost entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977.


Elevado a bispo em 2015 

no Peru

Em 1999, voltou a Chicago e foi eleito prior provincial na arquidiocese da cidade. Dois anos e meio depois, foi eleito prior geral dos agostinianos e cumpriu dois mandatos até 2013. No ano seguinte, voltou ao Peru quando o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese de Chiclayo, onde viria a ser elevado a bispo em 2015.

Prevost está muito próximo da visão de Francisco relativamente ao ambiente, à ajuda aos pobres e migrantes e à necessidade de ir ao encontro das pessoas onde elas estão. No ano passado, disse que “não é suposto o bispo ser um pequeno príncipe sentado no seu reino”. Apoiou a mudança do Papa Francisco na prática pastoral para permitir que os católicos divorciados – e os que voltaram a casar – recebam a Sagrada Comunhão.