06 outubro 2009

este sr é o meu pai, ena ena:

em 2009, o prof jubilado vai ensinando. a viver e sobreviver: mais viver, alegre de sorriso escondido atrás duma barba, bem viver!

continua (mais) interessado nas questões sociais.

vai dando urros de euforia, inteligente qd urra a ironia, inteligente sempre.

caso n entendam, elogiá-lo é vaidade.

todos q me conhecem reconhecem em mim ele, sou assim herdeiro!

vejo no passado teológico dele uma busca do homem, deus é homem! coração humano numa biblía!

Fernando Belo nasceu em Lisboa, em 1933. O seu grande interesse por questões sociais, levou-o a licenciar-se em engenharia civil e à leitura de Karl Marx. Em 1968 concluiu os seus estudos de Teologia Católica numa Paris abalada pela luta estudantil. O seu interesse pela reforma social, pelo marxismo, pelas utopias sociais e pela renovação teológica fez com que os combinasse através dos métodos estruturalistas da análise dos códigos de linguagem, desenvolvendo, assim, uma nova abordagem dos textos bíblicos. O seu importante comentário ao evangelho de Marcos, “Leitura materialista do Evangelho de Marcos” foi publicado em 1974. A obra foi traduzida em espanhol, alemão e inglês. Em 1977, Belo recebeu o doutoramento “honoris causa” pelo “Instituto Protestante”, em Paris.

Depois do golpe de esquerda (a “Revolução dos Cravos”), que propiciou, após os tempos da ditadura, a lenta abertura do país, o ex-padre, já casado, regressou a Portugal, vindo do seu exílio francês. Até se jubilar, ensinou, como professor, Filosofia da linguagem na Universidade de Lisboa.


Fernando Belo, Leitura materialista do Evangelho de S. Marcos, Stutgart 1980

Sem comentários: