15 novembro 2010

quem me dera ser boémio

Boémia (português europeu) ou boêmia (português brasileiro) é a prática de um estilo de vida não-convencional, às vezes em companhia com pessoas envolvidas com objetivos ligados à música, arte ou literatura. Muitos boêmios foram e são artistas, ou aventureiros ou vagabundos que viviam de forma alegre geralmente à noite.

A boêmia, segundo Seigel, é um fenômeno social e literário que teve lugar em diversos pontos do planeta e em diferentes épocas. O mesmo autor considera a boêmia uma manifestação dos burgueses que buscavam um estilo de vida especial surgido no século XIX nas décadas de 1830 e 1840 na França e que se tornou popular especialmente a partir dos escritos de Henri Murger. A cultura posterior à da Europa, como a da América do Sul, vê o termo boêmia com uma noção pejorativa, algo como um estilo de vida sem objetivos maiores. No entanto, o Rio de Janeiro do séc. XIX legou dos boêmios de Paris uma tentativa de reconstrução política desde a Revolução Francesa.


um boémio é alguém que VIVE a VIDA no seu ser mais sentimental, ele vai e vem. emerge numa dança, mergulha num aprofundar quem é. um boémio aprende e ele ensina a curtir o mar! muito mais haveria a dizer sobre ser boémio mas...

Sem comentários: