09 janeiro 2015

andamos a cuidar mal de nós na TV (Não é moralismo mas é evidente)



QUERIDO que me lês,

Estou a ler o livro do Alain Botton: As Noticias, um manual de utilização e é, de novo, mt fixe!

Ele não tem grande ideia sobre a comunicação social e, vistas bem as coisas tem razão: tu sentas-te em frente à TV e mudas de canal e tudo o que vês te puxa para baixo, é tudo menos otimista!

Não acho que seja real aquela caracterização que fazem da Realidade; é uma pintura que realça os defeitos e não  valoriza as qualidades do mundo em que vivemos.

É para estares actualizado e informado?

Não acho que nos melhore vincar defeitos e ocultar qualidades.

É para falares sobre isso? 

Pior: não basta teres um PR sinistro e notícias más mas ainda comentamos e realçamos.

Neste jogo não entro, não quero!

Ensinaram-me a melhorar o mundo e aquilo não melhora em nada nem a mim, nem a ti, nem o nosso mundo. 

Óbvio!!!

Há uma centena de coisas que nos tratam melhor do que o monte de imagens que passam na TV todos os dias e dão força para viver melhor.

Ir a um museu, ir ver o mar, a serra, ir dar uma volta com a Ginja e abrir os pulmões para o ar entrar. Há um monte de imagens melhores no dia a dia.

O quadro geral (económico por ex.) para a população como tu e eu é imperceptível, e nós somos letrados: vou deixar de ver notícias, o meu mundo tem mais sorrisos que infelicidades.

A Gente boa que foi assassinada é a principal razão para não veres horas a morte deles e dar-lhes, aos assassinos, o que queriam.

Eu, que ando de cadeira de rodas, acho que o mundo não está tão feio como nos fazem querer.

Talvez seja inculto e desinformado mas ‘cá vou andando!’ dito com um sorriso.

Qual é a tua disposição depois de veres um monte de telejornais seguidos: alegra-te?

Não, mais vale ser pateta alegre que ficar com a cabeça feia de imagens, de quem parece convencido, de que nunca se viveu pior que hoje.

Andas pela rua e pelos hospitais e vês que há tantas razões para melhorar a nossa vida que podem ser passadas, tantas razões que se acotovelam e isto não está tudo tão mau como dizem!

Pessoas a levantarem-se e andarem…

‘Eu juro que é melhor não ser um normal!’:
(Neymato Grosso na balada de um louco)


Algo está errado e em vez de nos puxarmos para cima como membros da Família humana temos notícias de assassínios em directo.

E depois tudo no meu pequenino e querido mundo me dá alento para querer mais e melhor.

Mas tudo me faz andar (andar em pé) mais e melhor.

Os teus pais não te puseram cá para seres mal tratada.

Pensa bem?

Aquilo melhora alguém?

Melhora-te a ti?
Não é moralismo mas é evidente

Sem comentários: