02 janeiro 2015

Educação para o OTIMISMO

Alain de Botton devolveu à filosofia o seu simples e importante objectivo:  ajudar-nos a viver (melhor) as nossas vidas - The Independent


'se supusermos que a maioria das coisas normalmente acaba por se revelar um tanto decepcionante (mas não faz mal); que a mudança ocorre vagarosamente (mas a vida é longa); que a maior parte das pessoas não é muito boa nem muito má (incluindo nós mesmos - tal como há poucos muito altos e muito baixos, há poucos muito óptimos e muito péssimos); que a humanidade tem enfrentado crise após crise (e, no entanto, lá se vai arranjando) ...'

(BOTTON, Alain de em As Notícias: um manual de utilização)



Há diferentes realidades e estou em crer que as notícias e sua importância seriam melhores querendo e se os jornalistas tivessem um outro olhar mais arejado do mundo.

Não está tudo tão mau como nos fazem crer... escolher a favor da sanidade mental e contra a depressão pede-nos que não vejamos, nem leiamos jornais e telejornais, a favor da desactualização se ela é ler um mundo feio e cruel:

A FAVOR DOS DESACTUALIZADOS SÃOS!

Queremos tornar este mundo melhor e a nossa realidade tem muito mais cor, som, gosto, sensações que as realidades que as universidades de comunicação social nos querem dar.




















Quadros de Joseph Mallord William Turner (Londres, 23 de Abril de 1775 - Chelsea, 19 de Dezembro de 1851), foi pintor romântico inglês, considerado por alguns um dos precursores da modernidade na pintura, em função dos seus estudos sobre cor e luz. Filme Mr. Turner nas salas a ver como quem vai a uma exposição.

Sem comentários: