01 março 2018

estar desperto para deixar entrar gostos...

Há milhares de gostos a serem despertados, lembrei-me destes (qualquer um de vocês indicaria outros) e não fui muito exaustivo:

Comecemos pela leitura e escrita:

A leitura é mais óbvia, fácil... basta comer o que alguém fez com todo o cuidado e carinho para saboreares; não gostamos de toda a leitura, alimento, cozinha e nem qualquer lugar e alturas são bons para recebermos o que foi trabalhado para apreciarmos;

Não é menos exigente, há bons e maus leitores, melhores e piores escritores.

Por outro lado leitura e escrita estão associadas, há pessoas que tu imaginas como bons escritoras/es e não tentam escrever: a leitura é um prazer a solo e não têm prazer na escrita, não estão para isso.

Escrever implica dedicação, não é um dom que nasceste com ele et voilá, escreves bem; implica trabalho.


A música

Há tanta música, a maior parte do tempo não te dás tempos para ouvir e perceber, há os de que gostas por serem quase amigos e uma questão de personalidade e os que não gostas e sabes que te diminuem.

Falo de ouvir porque não tenho experiência de tocar, imagino que possa ser bom e/ou mau como tudo, é vida!


O amor

Não é fácil falar de Amor, tornou-se banal, todos acham que o seu é especial, é diferente e de facto, cada Amor é único mas não é comum; há muito Amor 'gato por lebre' por aí; muito amor pequenino que tenta imitar os outros mas do Amor verdadeiro não se fala em blogues ou falo/escrevo muito em cada palavra, texto e ideia, este blogue tem muito amor a passar para ti/vocês.

Há amor individual (brio e amor-próprio), de casal (o mais habitual e/ou divino), nacional (ver Marcelo, todo ele é amor), de grupos (turmas, equipas, idades, ...) e famílias.


As terapias

Tenho nos últimos 17 anos (uma vida!) lidado muito com essa arte do Ser Humano, ser bom terapeuta é um dom pronto a despertar vida e energia nos outros, não é bom terapeuta quem quer, cuidar é inerente ao humano mas aprende-se, é uma arte que respira entrega!!!


O silêncio

Há luzes e movimentos que são barulho, saboreiem bem o silêncio, aproveitem-no e desfrutem-no, usem para entrar em vocês, falar convosco!


Os abraços

Devem ser dados com os dois braços e ser apertar, aproximar, com o corpo todo, como quem protege e recebe; há uma troca de amor.


Cumprimentar/beijar

Aqui há uma Educação informal e social, todos queremos receber e oferecer um beijo; há outra troca de amor como numa dança, beija um e oferece a cara ao beijo do outro. Todos esperam ser bem recompensados nesta troca.


A descontracção

É preciso deixares entrar e saborear, desfrutar dela, relaxa e ganha forças para quando forem precisas. Nem sempre, é até raro, os astros estão alinhados mas até por isso é preciso estar atento para a descontracção relaxada, não confundir com preguiça!


A piscina e a água 

Antes, é provável que não tenhas muita vontade de ir mas depois dizes 'Se eu não quiser ir, obriguem-me!!!'

Vi sempre a Hidroterapeuta Alda ao longe (na Sarrazola, na portela e na piscina) sempre com tanta piada e pensava: 'não é possível manter sempre aquela piada, deve ser gato por lebre e ainda é melhor...'


Na piscina Os pinguins das Casas Novas trabalhamos o braço tentando subi-lo no pontão ao fundo, depois trabalhamos nadar com o braço direito junto ao peito a dar braçadas longe do corpo com o esquerdo; encosto-me à parede com os braços abertos para calcar o chão com cada um dos lados frente e atrás. Apanho um pequeno tabuleiro com o polegar e o indicador que transporto ao longo do parapeito. Todas as segundas e quintas uma hora :) 


O Mar é belo

A qualquer hora, sempre, o fim de tarde com mais luz, sombra, espuma, areia parece sempre como o quadro que os melhores pintores gostavam de pintar ou é muito melhor que qualquer pintura...


Partilhar/lembrar sonhos

Sonhos, Sonhos São canta o Chico Buarque, sabe tão bem lembrar a vida que tenho desperta em mim de manhã acabado de acordar e receber energia positiva com memórias de vidas acontecidas há imenso tempo.

Sem comentários: