17 julho 2019

DEScoordenado



Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma acção global mais eficiente, pratica e económica. 
Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra.
Ex.: andar, pular, rastejar, escrever, rolar, etc.


Descoordenação é não ter essa capacidade desenvolvida, é não ser inteligente nesse prisma; não basta ter um corpo, é preciso saber usá-lo bem; e daqui ser preciso algum treino, alguma confiança nesse corpo, alguma prática.


Vamos dançar mas sou muito descoordenado...

As cadeiras de roda funcionam como adereços, dão piada à imagem, é a inclusão no seu sentido mais elementar, porque não podes dançar estando numa cadeira!?

Tendo movimento até terás outros gestos não melhores, nem piores, diferentes!
Olhas o espaço: está preenchido, sim, não e onde; avanças agora ou depois?

Ouve (-te!)!!!




Há ali um espaço vazio que merece ser respeitado e outro preenchido mas incompleto.

Dançar é respeitares os tempos: os teus e do outro porque  o tempo de cada um muda imenso.

Ouve o teu corpo, que te diz? É como uma construção, um poema, tens que sentir a energia que existe, que tens para dar e receber do espaço.

Dançar em cardume é complicado!: Talvez venha daí a sua piada: se fosse fácil não tinha piada!

Sabes que há um líder que comanda e que esse líder vai mudando, rodando, todo o cardume gira e movimenta-se a um mesmo tempo no espaço.

E sobre a dança enquanto arte cada um tem tanto a sentir...

Sem comentários: