30 novembro 2022

Éloge de la douleur



Não sinto dor ou sentirei porque é comum?

Tenho o preconceito de que tenho mais razões de queixa do
que qualquer um: tenho o TCE (Traumatismo Crânio-Encefálico)
do meu lado e tenho tentado evitar a versão de coitadinho que
todos temos.

Todos envelhecemos e nem todos estão sempre a melhorar e o
mais comum é piorarmos com a idade.

Mas há fases/situações em que fraquejo...

Dói-me a alma porque a tenho e temos a deficiência de
estarmos sempre a comparar com outros e passados
longínquos em que fui eficiente e outro, há 16/17 anos coisa e
tal.

Todos temos deficiências por mais pequenas que sejam: usar
óculos é bastante comum. Fazer de calimero é comum, de vez
em quando, pôr a casca de ovo na cabeça é banal.

Ou talvez devesse manter a coragem de me manter
impenetrável e sorriso sempre feito; não, tenho fases em que
se não sou calimero tenho facilidade em encontrar nos defeitos
qualidades.

E já fiz o meu elogio à dor...


(excesso de egocentrismo ou amor próprio!?)

À posteriori, habituei-me a sentir doutra forma contrária ao meu elogio à dor, não porque acho que a minha vida seja fácil porque não é mas porque a alternativa morte era bem pior e tenho sempre melhorado.

A alternativa era estar morto e se comparar com isso estou vivo e bem melhor.

Sem comentários: