10 novembro 2022

resposta aos jogadores juvenis do União M.


Uma inspiração e um sorriso: AQUI VAI: 

1) Quem és tu?

Ando a descobrir.

Era um jovem boémio: tive um notável crescimento com uns pais e tios do outro mundo.

Há um pré acidente e um pós ressurreição. Vocês não imaginam o monte de pessoas amigas que apareceu aquando da ressurreição, ia morrer e queriam despedir-se; depois fiquei e foram à sua vida. A minha ressurreição foi muito por puxarem por mim...

É inevitável falar de um acidente tido em 18.11.2006 que mudou a minha vida um bocadinho: há Males que vêm por bem!

Tinha 25, licenciado em Política Social (assistente social) hoje tenho 41 e tinha feito um estágio profissional da UE, Leonardo da Vinci,  em BERLIM e ia por uma ONG de apadrinhamento à distância como voluntário para Moçambique, BUM, ia morrendo mas ainda era muito cedo e aqui fiquei com uma paixão pela vida Enorme.

Gosto muito de pessoas (quase todas…), e a fala tem sido bem substituída pela escrita; gostava que me estimulassem a fala, quanto mais falar, melhor falo; com o acidente, descobri o meu passado e ele é um elogio a quem sou agora.

Sou muito os outros e vocês dão-me vida e fazem-me brilhar os olhos...


- O que é o Mucifalense para Ti?

Hrumpf, foi onde descobri o futebol e quem me conhece sabe bem como ele se tornou importante para mim.

Agora, ganhou gosto com os juvenis e acompanhar os vossos jogos, era um pelado no totobola, depois cresceu com a criação do gimnodesportivo e tem todas as condições para crescer ainda mais, entre Lisboa e o Oceano Atlântico, a par o Benfica é a melhor equipa, veja-se os juvenis.

- Nos teus tempos de glória, qual foi a melhor época a níveis individuais e coletivos?

O União M. já mudou muito como clube, éramos rivais do MTBA e agora vamos em 1º nos Juvenis, estou a assumir que também agora é tempo também meu de glória, desculpem!

Ui, não sei bem, a minha memória podia ser melhor! Tenho memórias muito dispersas: houve um ano de juvenis ou iniciados em que joguei com os tios do Rilhas e um primo do Lobão. Andei também a preparar o vosso técnico Pedro F. para vos ensinar: era fraquinho mas tirava muitas notas...


 - De que modo aprendeste com o passado?

Aprendo diariamente, o TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) obriga-me a reaprender a viver outra vida: a vida é um privilégio e não um direito! A nossa sociedade tem muitas formas para nos defender em casos necessários, tem sido fascinante!

Apesar de desempregado, tenho uma vida muito ativa, não estou sempre fechado em casa parado, não julguem! Terapias e mais terapias: físio, hipo, hidro, ocupacional, fala, AVD’s (Atividades da Vida Diária), uff, e etc.

Tinha coisas por garantidas e tenho o gostado de reaprender. Não me tratem por você, como velho, que não sou e falasse em passado quando já não se tem futuro ou não!? Talvez não mas não me tratem por você.

Aprendi que não há formas corretas de viver: há várias formas de ser vencedor!

- Que Importância tem para ti estares integrado neste clube e nesta equipa/grupo?

Um Obrigado importante a TODOS!

Tem sido uma coisa bem boa para mim esta inclusão, tem me servido para pensar na vida e gostar de vocês um por um; alguém lhe chamou família e se a sociedade é demasiado abrangente, encontra pequenos modos de se criar. Recordar a importância do grupo  Equipa, as partes (jogadores/técnicos) são células no corpo unido que é uma equipa.

-O que achas do ambiente envolvente desta equipa?

Só tenho elogios, sente-se bem envolvido por vós! Tem tudo para te sentires bem, se não sentes falta fazeres mais pela equipa!

- Quais os teus objetivos de vida e desportivos?

Desportivos!? Gostava de encontrar sempre amigos como o Pedro F. e restante equipa que me desafiasse a sair de mim e ser melhor: o desporto é muito estar com os outros e fazê-los sentir bem.

Ter sempre exigência no desafio VIDA!


- Comenta a frase ‘’ O Futebol é muito mais que um jogo’’ !

Fazendo uma comparação com a vossa equipa: os pais têm presença muito ativa; a minha inclusão, como se passam valores éticos e a forma como vocês me olham nos olhos acho que isso é claro.

- Como Olhas Para o Desporto adaptado?

Acho que o mundo deficiente desde o meu acidente tem dado passos importantes e antes não dava por tanta gente em cadeira de rodas como agora…

Já houve um tempo em que sonhei que a hidroterapia me podia levar aos J.O.’s, depois acordei!

- Fazendo parte da equipa técnica dos Juvenis, o que tens a dizer dos restantes elementos ?

Espero não ser piroso: mas são uns fofinhos encantadores e estão todos no lugar certo, se faltasse um não era igual.

Gostavas de ser treinador?

Sim, é um local onde o bicho humano está no seu melhor e vocês não sabem o privilégio que têm por fazerem parte DESTA equipa, desfrutem desse ambiente! Mas é muito eficiente para mim...

- Uma frase de motivação?

Agora é convosco serem melhores e ganhar, ganhar, ganhar e aproveitar este momento: ser campeões já me pareceu mais improvável!

Sem comentários: