27 abril 2010

meandros

Um meandro é uma curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.
Meandros são típicos em planícies aluviais (topografia madura), mas podem ocorrer de forma mais restrita, também, em outras condições como sobre terrenos sedimentares horizontalizados.
O canal do rio muda constantemente de posição ao longo da planície aluvionar, através de um processo continuado de erosão e deposição em suas margens, daí o meandro receber o nome de meandro divagante. As margens externas do meandro, centrífugas da corrente fluvial, apresentam barrancas progressivamente erodidas, e na margem interna ocorre deposição, principalmente de areia. Este processo leva a acentuar a curvatura do meandro que acaba formando uma volta inteira e sendo truncado em um ponto por onde passa a escoar a corrente fluvial deixando o meandro antigo abandonado e fechado como um lago em forma de U.

eu qd uso a ideia de meandro n associo a rio, serão becos, ruas estreitas, em lisboa há mts antigas, havana tb tem como alexandria, é tb como seria a mãe teresa se fosse cidade, c gente a falar, rebuscada, com cheiro e especiarias. as feiras terão muitos meandros, zonas rebuscadas, espaços onde se sussurra, onde se segreda, onde se encontra o tipo com ar malandro tentando negociatas. meandros tem o nosso corpo.

Sem comentários: