04 agosto 2014

É fascinante o poder que temos




A imaginação substitui tudo o que a memória rejeita (João Tordo em O ano sabático)

A imaginação e a memória serão duas das formas mais fortes de personalizar a vida real de cada um, jogam em sequência, são utilizadas à vez; sendo a memória sensorial muitas vezes imaginada e a imaginação outras tantas formada com imagens que ficaram na memória.

Imaginar é bom: faz-nos viver nossos mundos memorizados de outra forma, diferente. Recordar é bom: faz-nos reviver com novos sabores (sendo que recordar é recriar com base no antigo). Normalmente, melhor! (dependerá do estado de espírito mas encontro poucos não interessados no próprio a priori)

É sempre um acrescento à nossa existência, toda a ficção é fruto de um jogo entre as duas: memória e imaginação, filmes e livros têm sempre o condão  de serem vistos consoante o espaço e tempo pessoais. Todos temos momentos em que vivemos no mundo da lua: ali somos realizadores/autores da nossa peça/história.

O poder que temos de, cada um, criar nova vida, WOW!

QUANDO RECORDAR E IMAGINAR SÃO ACTIVIDADES DA RAZÃO MENOSPREZADAS PELOS RACIONAIS SOU UM LÍRICO!

AINDA a memória e a imaginação:

'somos cidadãos do mundo!', foi o que aprendi ontem...

Ontem conversa com amigos no jardim quente enquanto o gato Félix se atarefava felino e feliz à roda do grupo trepando à mesa. Ele emigrado em Munich com sua namorada alemã, a espantosa S e este que vos escreve. Conversa sobre cá e lá, coisas melhores e piores. Nem lá é tudo perfeito nem cá tudo horrível. Importa aproveitares as qualidades de lá e de cá. temos muita coisa boa cá e lá não é o paraíso. Cá serás diferente hoje aqui e amanhã ali e lá também mudas no norte e/ou sul, na rua de baixo e/ou de cima.

Sou muitas vezes várias pessoas por dia... Ser vários ZÉS dá trabalho... CADA UM CONSEGUE SER/TER VÁRIAS IDENTIDADES...

Onde estiveres sê por inteiro contigo (s) e com os outros.

Sem comentários: