11 junho 2020

paralogismo do eu

Pronomes Pessoais para Colorir - Eu para Imprimir - Desenhos Para ...
O EU pode ocupar muito ou pouco espaço, tempo, preocuparmos-nos 
muito com ele, pouco ou nada.

Toda a gente tem que aprender a viver consigo e temos a vantagem 
de sermos nós que controlamos o interesse.

Uma forma curiosa de não nos darmos importância e ocuparmos 
menos espaço é o Outro.

Talvez, não faça sentido esta aritmética mas tirarmos de nós para nos 
concentrarmos no outro é uma excelente forma de engrandecermos o 
Eu.
Há gente curiosa em todo o lado e vivemos numa sociedade viciada em narcisar,
espelhos, câmaras, fotografias, zoom’s e skype’s. 
Cuidar do outro é um bem cada vez mais precioso, no entanto, 
talvez pelo seu carácter raro.
É o eu que acorda, é ele que vê, que ouve, que conversa, que se 
levanta, que se move/transporta, que se limpa, que se veste, que 
come e que pensa no que há para fazer e faz.
Que recorda, que pensa, que imagina, que escreve, que joga, que se informa e 
que alimenta quem é de cultura: tudo é cultura, boa, má, calma e agitada.
Alimenta a sua alma: o altruísmo é a melhor forma de cuidarmos de 
nós, enriquece-nos. 


Não sou sem alguém a chamar-me,
Não existo sozinho,
Fechado, trancado e enclausurado,
No escuro,
Não funciono isolado,
E se penso muito em mim vou acabar sozinho.
Sem existir, sem funcionar,
Sem piada,

Todos aprendemos a ter brio em nós mesmos,
Em que somos,
Mas para nos aprendermos/sabermos apreciar 
precisamos de nos descentrarmos 
daqui e agora, 
irmos para longe, para ali

(parece uma oração de uma seita qualquer que ganham em falar 
nas outras divindades celestes mas esta oração tem carácter humano,
que sou bem preconceituoso, não confundir, leiam nas entrelinhas
o carácter terrestre)

Sem comentários: