Unal é uma aldeia de produtores de arroz cujos habitantes tiveram um papel decisivo na luta de libertação da Guiné-Bissau contra o colonialismo português. Foram os primeiros a envolver-se na revolta armada, mobilizando os seus espíritos ancestrais para a guerrilha. Ainda hoje, cada gesto do ciclo do arroz está assombrado por memórias da guerra. Um trauma inscrito nos rituais, corpos, paisagens e música tecno actuais. Uma imersão numa mistura de formas religiosas e agitação política, onde veteranos de guerra convivem com jovens irrequietos, reivindicando o seu futuro na Guiné-Bissau contemporânea.
"Eu quero acompanhar o meu cantar vagabundo de todos aqueles que velam pela alegria no mundo" (caetano veloso)
21 outubro 2023
18 outubro 2023
16 de outubro de 2023
Oremos para o fim dos conflitos na face da terra
Este é o grupo Koolulam, criado por Or Taicher, israelense, em meados de 2016.
Este show reúne 3.000 pessoas, muçulmanos, cristãos, judeus e outros povos ...
A letra é maravilhosa e uma poderosa oração para este momento. As palavras tem poder ...
Oremos para o fim dos conflitos na face da terra 🌎
15 outubro 2023
Mea culpa: ninguém me lê ou vocês são estúpidos por aceitarem que eu diga tamanha asneira!?
Ricos amigos: estava a ver a abertura do telejornal e feridas, sangue e bombas em Israel e na Ucrânia, pior só o TRUMP juntar-se à festa...
Avizinha-se uma 3ª guerra mundial e não só nas fac's de comunicação social!
12 outubro 2023
tenham um Excel(ente) dia!
A professora SP Tripeira é uma setôra muito querida com muita potencialidade para ensinar EXCEL.
E que de 09 a 12/10/23, deu um masterclass (o inglês para marcar pausa muito moderno) online de uma semana aperitivo gratuita para aliciar-nos a empreender neste belo programa pago e suas funções.
Mostra-nos que o Excel é um mundo maravilhoso por descobrir, o que temos, é por certo, com certeza, bom mas pode ser melhor, porque o nosso tem muitas debilidades.
Se fosse fácil não tinha piada nenhuma é o que costumas dizer, logo, aplica-o!
Sem trabalho não há prazer!
Se num emprego te pedirem qualquer coisa com base no Excel que vais dizer!?
Que tiveste uma semana intensiva para praticar EXCEL e estiveste a perder tempo a escrever e-mails alimentar Preconceituosos e copiá-los para o blogue mas ficaste com a sensação que aquilo até é giro!
HRUMPF: confesso que já tentei vezes e vezes sem conta mas aquilo parece-me tempo perdido e vou fazer outra coisa!!!
11 outubro 2023
dia 3
Minhas caras, (são a maioria e tratar-vos por 'coroas' era vincar idades maiores e indelicado)
As vossas respostas inteligentes, preocupadas e graciosas dão-me vontade de continuar a escrever... obrigado por elas!
A vida é incrível, qualquer uma que ela seja, a vossa também; tanta célula, músculo ou órgão que aprendemos na escola secundária e preparatória vive em nós, em vocês; tanto marranço para uma coisa bem bonita; o ensinar devia ser mais valorizado!
Cada olhar, cada voz, cada palavra, cada pessoa e personalidade, cada ritmo, cada lábio e pele tão finas, doces e deslizantes.
Tenho aprendido imenso sobre o corpo, a alma, a língua e a escrita.
Tanta força, músculo e energia.
Tanta beleza e harmonia.
Tanto respirar, inspirar e expirar.
Tanta ideia e memória,
Tanta conversa e palavras.
Não se passa nada de especial além da vida poética que me dá tempo para olhar para ELA e saboreá-la por escrito, as terapias tiveram uma curta pausa e deram tempo para vos escrever, vocês são abraçados por mim porque a vida sem amigos era bem pior... o J vem passar férias esta semana, de 5ª a 3ª!
Ir ver o Atlântico entre idas às compras, ligações fraternais e encontros sorridentes; imaginando conversas noturnas pacificadoras ao Amor, voltar para terapia da fala com o enorme hit do Miguel Araújo 'a incrível história de Gabriela de Jesus' com madame Clara Belo; e a ternura de viver com a minha mãe: 'a vida não é um direito, é um privilégio', que consagra esta frase a cada momento.
Deixei de ter tanta coisa por dizer, no dia a dia, e a conversa da treta esgota-se ou talvez não, está por ser inventada!
Se cada um tem seu jeito de andar e falar, isto até está, apesar de tudo, bastante alinhado e calado!
10 outubro 2023
Dia 2
Querido Zé Maria,
O teu email não parece nada teu... 6/7 parágrafos a falar na tua vida em tom de queixume: egocentrismo em barda!
Conversa da treta...
Quem quer saber disso?
Já tentaram pôr uma foto no ambiente de trabalho?
Algo que vão ver diariamente entre terapias?
Ora uma estilo cartoon do pulp fiction com o Bruce Willis, John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson e Quentin Tarantino a cores estilo banda desenhada;
Ora, Fresh, branco e foleiro;
E o escolhido: um detetive na sombra de gabardine e chapéu!
Escrever exercita pratica a mente, a minha e dos que tentam ler a literatura que proponho, há quem já te conheça há tanto tempo que já não tenha grande esperança em mim, outros há que exatamente por isso sejam alimentados por essa esperança rotineira e teimosa, de assim é a vida, surpreendente!
Desconfio que a escrita melhora à medida que cresce ou que desiste de expor o dolce fare niente ao público estilo Voyeur; aproveito o email para estar convosco em vez das terapias diárias que preenchem meu horário, estou de férias uma semana...
Aquela história do deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer é treta: fui de madrugada ao hospital ser atendido por uma Doutora numa consulta e não valeu o sono perdido, o que ELA disse naquele pouco tempo dava para pagar em gastos telefônicos (pouco mais que meio período) e era melhor servido, tenho que beber 2 litros de água com um droga legal alucinogénica qualquer para limpar o estômago e fazer a tal endoscopia, ainda teve tempo para dizer mal da nova médica do Centro de Saúde (mal sabia ela que nós a adoramos...); fui antes das lojas abrirem buscar o novo funcionário portátil cá para casa por onde se alimentarão estes monólogos.
Pergunto-me se isto se tornasse hábito entre todos os amigos: todos passavam a escrever diariamente o que viveram, como seria?
muita gente que não tem nada para fazer no mundo...
- Em direto comigo só na sexta às 21h30. Antes disso as aulas saem à meia noite todos os dias na central. www.masterclass. susanapinto.pt/central, aprendi bastante mas estou estoirado!
- Treinadores analistas ( Zé e Casanova) - corte de vídeos, análise individual dos jogadores de acordo com a matriz que fizemos(passes, receções e drible)
O Sérgio é um amigo, filho do Alex e da Lisa que esteve a ajudar-me com o novo portátil, instalou-me um novo programa para cortar vídeos e colar para analisar, o outro tinha vírus, disse... é muito boa gente e tem um belo sorriso: por aqui, o meu futuro!
Para a noite há sempre séries, cedidas pela Dealer, Carmo!
Usar o EU faz parte mas hoje falei mais nos outros que em mim!
Dia um
Ando à procura do que fazer com a vida: belo ser, cheio de qualidades, que não pensa mal, escrever deve ser sua maior qualidade reúne o fórum de amigos para recolher sugestões possíveis!?
Para um desempregado a vida podia ser mais solta, sem nada para fazer e a verdade é que terapias não têm faltado nos últimos 2006... 2013: 13 + 4 = hmmm... 14 anos!
Ou gosto dela assim como tem sido: animada e com muita gente.
A Fala precisa de conversar, andar precisa de caminhar; ficam com a missão de me ajudarem a falar melhor e por sílabas!?
Ver o mar de rabo sentado é bom mas não requer grande atividade, andar é mais complicado mas uns passinhos a cada um dá uma caminhada gigante, com o tripé sou quase autónomo: os terapeutas não gostam mas eles são profissionais.
Quem é o Sebastião!?
É um treinador, mais novo do que eu, que apareceu na área e é inteligente, gosto de o ouvir pensar e pensa mesmo muito bem.
Cortar e analisar os amigáveis!
43 anos? Reparei agora, só agora, que é o número da minha porta.
A verdade é que se nota que não tenho nada para dizer... e é um desperdício numa cabeça tão boa duas frases batidas:
- se fosse fácil não tinha piada nenhuma;
- o rapaz até que não é burro, tem é falta de uso;
01 outubro 2023
Subscrever:
Mensagens (Atom)