04 janeiro 2024

Dares atenção às pequenas coisas

Dares atenção às pequenas coisas que se passam à
tua volta, que na maior parte das vezes não são
faladas porque fazem parte do dia a dia e parecem
invisíveis. O mais difícil é contar uma história ou
situação simples. (dealer Carmo Mateus)

O quarto onde estou parece uma resposta à dealer:
tem muitas pequenas coisas como um puzzle que se
foi montando e agora vai acumulando e arrumando
peças.

Ando muito tempo ocupado em coisas maiores
(amores, guerras, refeições, escrita, terapias e por
aí) e esqueço-me das menores como olhar à volta.

É assim como as vidas onde vamos tentando encontrar aqui e ali interesses, gostos, construindo à nossa volta ânimos.

Estou a ler um livro curioso, oferta de alguém
fascinante: Filosofia para exploradores polares,

Tive ontem uma amiga minha que dizia num e-mail: vida é difícil, ora que belo, não acho e é das coisas porque me esforço a discordar em cada momento…

Lamento desanimar-te, mas não acho nada disso ou
talvez tenha nessa dificuldade seu interesse principal, ninguém gosta de jogos fáceis… e até acho um privilégio existir.

Às vezes, mais quente, outra mais fria, mas sempre
com pequenas coisas a que dar atenção.

A vida está tão bem construída que se chega a
inventar Deuses para potencializar tanta harmonia
no nosso corpo; quando falham percebes como são
perfeitos e recolhem forças nas nossas debilidades.

Ex: quando a fala falha os ouvidos funcionam
melhor!

E a sociedade está muito bem construída: escolas,
hospitais, governos centrais e locais.

E o amor que pinta cores, constrói arquiteturas e
edifícios, gera saberes e sabores.

A vida está cheia de pequenas coisas e é com cada
um estar atento às que lhe fazem brilhar os olhares,
é uma visão meio egoísta esta, mas o altruísmo
pode ser uma forma de egoísmo.

Tudo na vida se dirige ao EU, é contigo abrires
espaço aos outros para engradecerem teu EU, perdoem-me quem não concorda; há quem tenha grande classe a alimentar-se do Outro!!

Tem palavras, comunicações, passos, ideias, imagens, luzes, livros, perfumes, cremes,
pomadinhas, cores, danças, grupos, egoístas,
carros, canetas, museus, filmes, tele móveis,
institutos, hospitais, banhos, lugares, silêncios,
piscinas, janelas, jardins, memórias, e tanta coisa
mais que o meu Amor por vocês não me deixa
descobrir.

Preciso de dizer tudo isto porque gosto de escrever e é uma forma de estar convosco!

Sem comentários: