06 agosto 2024

QUESTIONÁRIO DE PROUST (Nascisismo on fire)

1) Qual é a sua ideia de felicidade plena?


Não acredito muito no éden, na felicidade plena; o bem e o mal estão interligados. Temos que fazer por estar sempre mais perto, individualmente e socialmente, do bem que do mal.

 


2) Qual é o seu maior medo?


Ficar sozinho num mundo isolado por pessoas egoístas.

 


3) Qual é a característica que mais detesta em si mesmo?


Algum narcisismo, não saber ser mais humilde.

 


4) Qual é a característica que mais detesta nos outros?


Quando falam muito sobre Si e se esquecem do Ré. É a mesma que não gosto em mim.

 


5) Que pessoa viva que mais admira?


Não podem ser os pais (nem tios maternos por osmose), há tanta gente a quem estou agradecido: há 6 amigos da minha idade que são referências, a Maria, o Miguel, a Sylvia, a Leonor, o Fred e o Tiago.


 

6) Qual é a sua maior extravagância?


O meu ressuscitar pós TCE, meu íntimo, a minha escrita falada, a minha marcha desequilibrada

 


7) Qual é o seu estado de espírito mental?


Atual? Tranquilidade. A minha cabeça está em constante movimento mas parou para pensar neste questionário!


 

8) Qual considera ser a virtude mais subestimada?


A calma...

 


9) Em que ocasiões mente?


Não minto, os meus pais ensinaram-me a não o fazer.

 


10) O que menos gosta na sua aparência?


Sou magro, quase enfezado.

 


11) Que pessoa viva mais despreza?


O Putin. O Bolsonaro. O Macron. O A. Ventura.

 


12) Qual a característica que mais aprecia em mulheres? 

Qual a característica que mais aprecia em homens?


A dignidade de juntar pessoas é tanto masculina como feminina.

 


13) Que palavras ou frases usa excessivamente?


Se fosse fácil não tinha piada nenhuma!

 


14) O quê ou quem é o maior amor da sua vida?


As pessoas quase todas, a Sylvia; o Staff; o Ocham, meu pai. São muitas, felizmente.

 

 

15) Onde e quando foi mais feliz?


Não tenho estado poucas vezes, o tal do Éden acredito que ainda estará para acontecer, amanhã será melhor!



 

16) Que talento mais gostaria de ter?


Criar laços interessantes entre as pessoas.

 


17) Se pudesse mudar uma característica em si, o que seria?


A minha memória é mazinha, melhoraria a lembrança.


 

18) Qual considera ser a sua maior conquista?


Ainda falta, mas acho que será a autonomia, embora tenha dado largos passos nesse campo. A minha resiliência e gosto pela vida.


 

19 Se morresse e voltasse, que pessoa ou coisa seria?


Gosto de ser eu, não imagino ser qualquer outro.

 


20) O que mais valoriza nos seus amigos?


As diferenças entre eles.

 


21) Quais são os seus artistas favoritos?


Manu Chao, Chico Buarque, Elis Regina, Milton Nascimento, a Garota não, Sérgio Godinho e Jorge Palma.

 


22) Quem é o seu herói da ficção?


Lisa Simpson.



23) Com que figura histórica mais se identifica?


Martin Luther King e William Shakespeare.

Não me identifico com eles, mas gostava de ser como eles.


 

24) Quem são os seus heróis da vida real?


O Abegão, os tios São e Zé, a mãe Teresa, Pedro Figueiredo e a equipa que tem construído e muitos dos que recebem este e-mail. (tinha vindo este post de um e-mail)


 

25) Quais são os seus nomes favoritos?


António, Maria, Miguel, João, Tiago, Raquel.


 

26) Do quê é que menos gosta?


De me sentir fraco e cansado, sem energia.

Do trânsito, de esperar.


 

27) Qual é a sua aversão de estimação?


a Pressa.

 


28) Qual é o seu maior arrependimento?


Não posso revelar em público mas o que a F causou.

 


29) Como gostaria de morrer?


Sem dar por isso!

 


30) Qual é o seu lema de vida?


A vida é um privilégio e não um direito.

 


31) Qual considera ser o seu maior infortúnio?


Não tenho, não classifico infortúnios, coisas boas e más todos temos.

 


32) Como gostaria de ser?


Assim não se está mal…

 


33) Qual é a sua asneira favorita?


A próxima.

 


34) Onde gostaria mais de viver?


Gostava de viver em Amesterdão.

 


35) Qual é o bem mais valioso que tem?


O corpo, o pensamento, os amigos.

 


36) Qual considera ser a maior profundidade da miséria?


A necessidade que gera de enriquecer.

 


37) Qual é a sua ocupação favorita?


Escrever, pensar, viver.

 


38) Qual é a sua característica mais assinalável?


A perseverança/teimosia!

 


39) Se Deus existisse, o que gostaria que ele lhe dissesse?


Que a vida é um bem irrecuperável e que tinha que aproveitá-la!

Sem comentários: