06 março 2011

godard

Feliz aniversário, M. Godard! Para assinalar a data, a distribuidora Imovision coloca nas telas o novo Godard, que integrou a programação do Festival de Cannes, em maio. Film Socialisme não é apenas o melhor Godard dos últimos tempos - a verdadeira surpresa é constatar que Godard, aos 80 anos, e Manoel de Oliveira, aos 102, que completa este mês, são os que continuam inventando o cinema de ‘recherche’, o cinema de busca, o cinema autoral.

ver um filme do godard é saber que como quem vê um bom quadro, sabe que está a disfrutar de qualidade mas não percebe. ver um godard, além de vincar intelectualmente qualquer leigo 'já vi o novo filme do GODARD!!!' pelo menos, protege-nos de qualquer discussão metafisíca, ninguém saberá discutir o dito. para mais, um filme do godard é para ver!!!

Godard prescinde de história, de personagens. É até meio difícil dizer do que, afinal, trata Film Socialisme. Digamos que, como todo Godard, é, acima de tudo, uma reflexão sobre o cinema.

São 80 anos de vida e mais de 50 como diretor. Anarquista de direita, virou radical de esquerda. Revolucionou o cinema. Até Hollywood reconhece. Ele está sendo homenageado com um Oscar de carreira. Como iria recebê-lo numa cerimônia fechada, não na grande festa de março, não compareceu. Está certo. Não teria a mesma graça.

Sem comentários: