23 março 2014

VII - nas conversas






conversa:

numa conversa não existem assistentes, são todos participantes.

importa estarem todos os elementos o mais confortáveis possível, com posições frontais e estarem todos predispostos e responsáveis para/pela conversa.

conversar não é fácil nem basta falar com alguém outro para estabelecer uma conversa: como todas as coisas boas são difíceis, uma conversa é dificíl.

nem todos os dias conversamos nem todos conversamos: não basta ter boca e ouvidos a funcionar bem para conversarmos...

tem que haver vontade simples de pôr em comum e/ou discutir um mesmo assunto.

com a minha dificuldade na comunicação ganhei um trunfo:

para falar comigo implica teres tempo e disponibilidade.

quer dizer, conversar implica dares do teu tempo e disponibilidade com qualquer pessoa mas comigo implica mais atenção.

também tenho a desvantagem de demorar muito tempo a partir ca-da pa-la-vra em sí-la-bas, te-nho que fa-lar co-mo nin-guém fa-la...

percebe-se cumplicidades.

tenho impressão que quanto mais inteligente és mais entendes.

por outro lado, dá para grandes jogos psicanalitícos: tentam entender o meu vocabulário Aeiou e dão hipóteses...

vivemos num tempo em que se conversa pouco.

sms's, facebook's, mails ou outros.

perde-se a voz e os ouvidos e a comunicação (pôr em comum) face to face!

Sem comentários: