29 outubro 2019

86 anos ;)

O VERÃO PARTIU

O verão partiu
e nunca devia ter vindo
será quente o sol
mas não pode ser só isto

tudo veio para partir
nas minhas mãos tudo caiu
corola de cinco pétalas
mas não pode ser só isto

nenhum mal se perdeu
nenhum bem foi em vão
à luz clara tudo arde
mas não pode ser só isto

agarra-me a vida
sob a sua asa intacto
sempre a sorte do meu lado
mas não pode ser só isto

nem uma folha se consumiu
nem uma vara quebrada
vidro límpido é o dia
mas não pode ser só isto

Arseni Tarkovsky

23 outubro 2019

Olha que delicia

Duas enfermeiras fazendo um jogo de espelhos para um  tetraplégico (link) ver o pôr do sol:

 Um pouco mais pra esquerda. 

— Aí? 

— Não, mais pra cima, tá quase, vai.

— Pronto? 

— Aí, tô vendo, tô vendo. 

Que lindo, é ele mesmo. Bola de fogo, quente, luz, bate na minha retina me cegando por instantes, mas logo a visão se acostumou e pude ver o mais belo espectáculo da Terra: o pôr do sol. Cassy pendurado na janela com um espelho e a Laurinha, em cima de mim, com outro. Pude acompanhar seu deslizar pelo poluído horizonte do Pacaembu. 

Havia dias que não sentia sol na minha cara, e o desgraçado se punha bem nas minhas costas

Ele brilhava vermelhantemente, e a mão trêmula e emocionada de Laurinha fazia-o tocar em todas as partes da minha face. Magnífico, cenários que todo mundo via e eu apenas sentia. Nesse dia especial, muita coisa mudaria. Depois de quatro dias me acostumando com o colete, chegara a hora de inclinar um pouco a cama. Era incrível, mas eu estava pronto para sentar, banalidade que tanto esperava.  

22 outubro 2019

vem aí o Lyon!!!


Calma benfiquistas, não faz sentido porque perdemos com o Zénit na Rússia, e em casa com os alemães do Leipzig pormos tudo em causa! (escrito após a derrota com o Zénit por 2 - 0)

A segurança (também europeia) que o Lage dá é fixe e a coisa ainda vai no começo: 20 H Benfica Lyon amanhã

As contas fazem-se no fim  o grupo é equilibrado e são seis jogos, perdemos dois; ninguém ganhou os dois primeiros, os primeiros dois (Zénit e Lyon) ganharam um e empataram outro e o Leipzig ganhou-nos a nós e perdeu o outro, vai com 3!

O Bruno Lage (tem dado provas) e a equipa que vai construindo precisa do tempo das boas e sólidas construções, sólidos alicerces.

Faltam-nos 4 jogos: Lyon em casa e fora (estão em 13º em 20 com oito jogos, 2 vitórias, 3 empates e três derrotas), receber os russos (estão em 2º em 16 com 12 jogos, duas derrotas e dois empates) e ir à Alemanha (estão em 4º em 18ºº: 7 jogos, 4 vitórias, 2 empates e uma derrota).

A Catalunha e o Brexit têm algum paralelismo?

Ambos querem sair (ou talvez não) e largar o poder central, uns de Espanha outros da UE.

Sucedem-se manifestações entre gente unida em luta feia e demonstrações ordeiras de paz: o povo é bonito, multicolorido e empenhado.


Entre o QUEREMOS FICAR e o QUEREMOS SAIR...



Está o paralelismo de ter dois povos empolgados a fazer politica...

Dois povos que vivem melhor, com mais riqueza e cultura,  procurando a individualização correspondente ao mundo moderno (ou talvez não...); Londres já parece estar a querer uma nova eleição para fazer um mea culpa.

Barcelona e a Catalunha procuram defender-se do exterior?

16 outubro 2019

paralelos










LULA (link) ontem na entrevista pelo jornalista Paulo Dentinho na RTP  1 tem a dignidade retirada na crença do reerguer, do recuperar que comparo a estas fotos tiradas por Miguel Valle de Figueiredo em Tondela após os incêndios de 15 de Outubro de 2017.

15 outubro 2019

anti pessimismo

Um pessimista quando começa a falar e engrena pode ser ensurdecedor e não é fácil dar-lhe a volta, a ele e à visão negra que constrói/pinta, é aterrador! 

Começa com um discurso de que esta estrada da vida é sempre a perder e a morrer... morrem os pais, tios, amigos, se andares metido na droga e bebida também podes afundar-te... o corpo todo começa a envelhecer aos poucos e a cair, a adoecer.

Ficas sem palavras, a pensar na resposta que daria se pudesse e soubesse; isso é tudo + ou - certo mas... ou nada disso é verdade: Cada caso é um caso e muita gente para quem isso é mentira!

Há tanta gente a nascer sorrindo e bem mais colorido e beleza no mundo que consigas viver, beber, sonhar, pensar, imaginar.

Se não podes viajar para longe, viaja pelo ontem e pelo amanhã.

E grande parte da vida és jovem, aproveita-a e tens que fazer por valer a força mais longe e rejuvenescê-la.

Quando envelheces não te feches e ensina o outro o que aprendeste enquanto crescias.

Corro o risco de parecer ridículo e piroso mas acredito que há sempre maneiras de olhar mais positivas e optimistas para a realidade e de qualquer forma não ajuda ninguém a pensar melhor lamentar-se com a vida que te aconteceu, é pesado!

Vendo bem, em qualquer vida, não há razões para choros e raras existem que os motivos para erguer-se sejam superiores aos pesos; todo o corpo humano é um mundo infindável de células e organismos e a pior coisa que existe é teres pena de ti.

Viver a vida o melhor que saibas é nossa responsabilidade, de cada um...

Nunca se sabe o que vai ser o amanhã por mais velhos que sejamos.


Não há coitadinhos!

perspectivas

O nosso olhar muda quem somos,

Muda o outro e o espaço que nos rodeia.

Passará diferentes coisas,

Pensamentos,

Sentimentos,

Ideias,

E preconceitos.


----


Quero pessoas fortes à minha volta, que me engrandeçam.

Olhares que acreditem que ninguém é inválido,

Todos temos limites

E formas de encarar nossas forças

Às vezes contrários,

Outros complementares,

Sonhos diversos.


----


Magia,

Ternura,

Segredos,

Esconderijos,

Respirares,

Velocidades,

e de novo: Samuel Beckett, in Worstward Ho

Em diante. Dizer em diante. Ser dito em diante. Dalgum modo em diante. Até de modo nenhum em diante. Dito de modo nenhum em diante. Dizer por ser dito. Desdito. De ora em diante dizer por ser desdito. Dizer um corpo. Onde nenhum. Mente nenhuma. Onde nenhuma. Ao menos isso. Um lugar. Onde nenhum. Para o corpo. Estar lá dentro. Morrer-se lá dentro. E sair. E voltar lá para dentro. Não. Sair nenhum. Voltar nenhum. Só entrar. Ficar lá dentro. Em diante lá dentro. Parado. Tudo desde sempre. Nunca outra coisa. Nunca ter tentado. Nunca ter falhado. Não importa. Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor.

08 outubro 2019

há nova gente em cena...

Ressalve-se que os 4 deputados eleitos pela emigração ainda não estão incluídos: 230 é o total da nossa AR.

Hoje o PR vai indigitar António Costa como primeiro ministro depois de ouvidos os nove partidos eleitos: PS, BE, PCP, LIVRE e PAN; PSD, CDS, INICIATIVA LIBERAL e CHEGA!

A esquerda cresce e faz-se sentir a estabilidade e o bem estar que traz.

Em 2015 foram eleitas 76 deputadas, em 2019 são 86, é um novo recorde, tem evoluído mas ainda estamos longe da paridade. Nunca houve tantas mulheres no parlamento mas são poucas!

Tanta força têm no nosso dia a dia e tão pouco poder lhes é dado a ELAS.

O PS aumentou em 20 o número de deputados e PSD, PCP e CDS perderam votos, o PAN aumentou de 1 para 4 o BE manteve os 19, surgindo como 3 ª força politica isolada.

Entram o Chega de extrema direita, o Liberal de direita: João Cotrim e André Ventura competem pelo espaço do mais incómodo! (incómodo não é uma qualidade, estamos mal quando deixamos entrar gente desta nas nossas casas...).

E o Livre um ar fresco que vai crescer.

Mais vergonha: Neste domingo, mais quatro milhões e 250 mil pessoas (em 10,31 milhões (2017) não se deslocarem à mesa de voto onde estavam recenseados (45,5%), portanto a abstenção venceu, um em cada dois portugueses não lhes interessou decidir quem gere a Saúde, a Educação, a Segurança Social, a Ciência, a Justiça, a Cultura, as Relações Internacionais, a Defesa, o Ambiente, a Economia, a Agricultura, o Planeamento ou as Infraestruturas, não lhes interessa!

A abstenção leva a que gente bera como os Chega e os Liberais cresçam e apareçam: umas vergonhas levam às outras!

06 outubro 2019

abstenção é alheamento

"Não votar é perder autoridade para contestar" (Marcelo R. Sousa)

Temos uma população com mais estudos, mais conhecimentos mas com uma memória curta dos tempos azedos do Fascismo e ocupada com outras coisas que a vida.

Mas haverá coisa que seja mais essencial num dia de sol, como este, do que gastar dez minutos para ir pôr a cruz nas ideias que te interessam viver (!?)

para ajudar os indecisos a irem votar bem!!!


Abre a porta para começar a ter lá na AR mais gente inteligente para melhorar Portugal!!!

05 outubro 2019

ASSINEM PARA AJUDAR A SALVAR O ESTUÁRIO DO TEJO

Caros amigos,

Se quiserem divulgar pelos v/ contactos, já temos o site on line - ainda com alguma informação por actualizar.

Versão on line em:

https://poupemomontijo.nocentro.com/ (para subscrever entrar no site)

O Governo tenciona ampliar a capacidade aeroportária do aeroporto da Portela em 20% – já para não referir a expansão de capacidade prevista do aeroporto do Porto em 60% – sem qualquer avaliação de impacto ambiental (ou estratégica, como a lei exige), e construir uma infra-estrutura para voos Low-cost no Montijo, em pleno estuário, numa das zonas húmidas mais importantes da Europa e contígua à zona de protecção especial (ZPE) da Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Além dos riscos para a segurança aeronáutica e para a saúde, tal implica quase duplicar os passageiros aéreos e aumentar o turismo de massas e a gentrificação da cidade, em prejuízo dos habitantes e em desrespeito pelo compromisso de redução das emissões e descarbonização da economia. Este é, ainda, um investimento previsto para um horizonte temporal curto (cerca de uma década), ao arrepio das boas práticas de gestão e que não dispensará a necessidade de construir em breve uma nova infra-estrutura aero-portuária.

Um grupo de cidadãos uniu-se contra a solução “Portela+1” para Lisboa. As nossas ideias estão expressas no Manifesto “Poupem o Montijo”, divulgado pelo jornal Público, em 14.09.2019:

https://www.publico.pt/2019/09/14/economia/opiniao/aeroporto-sustentavel-lisboa-1885754

Convido-te a ler e a subscrever o Manifesto, agora online. Assina e divulga, se queres ajudar a salvar o estuário do Tejo.

para reflectir é hoje o dia!



trailer do filme VITA AND VIRGINIA


Tem a subtileza que não vai em modas, tenho medo que falar sobre este filme seja pernicioso.

Pernicioso seria não falar na magia que brota dele e no muito que tiramos da vida.

Dá-me vontade de escrever, o que é bom.

Desmancha a essência do Amor;

Desmancha e reorganiza mostrando subterfúgios e outras formas de ser menos comuns;

Enriquece e torna-nos parte.

O amor não tem género, cor, classe, altura ou largura.

O amor tem muita coisa ainda por descobrir, nunca é talhado, formado, acabado e é imenso, maior do que a vida e criador dela.


A DANÇA e cuidar:

Magia como o Granadas em cada momento dançante a falar com os outros e a aconselhar formas de ser; e a retirar-se para observar e sentir a arte.

Gente diferente, mais ágil e móvel, mais nova e experiente, mais e menos resistente, alegre, metida consigo, um grupo de pelo menos vinte encontram-se e trocam e magia.

Cuidam uns dos outros, descobrem laços:  é CIMpático!!!

A Dança semanal melhora a vida, comunicar Amor com aquele grupo de gente gira que me faz pensar ADORO PESSOAS!

02 outubro 2019

Alberto Pimenta e a poesia



TRAILER: O HOMEM-PYKANTE - DIÁLOGOS KOM PIMENTA de EDGAR PÊRA

O poeta (link) Alberto Pimenta é um escritor e ensaísta português  que nasceu no Porto a  26 de Dezembro de 1937, de 81 anos. Destaca-se entre os autores europeus contemporâneos pelo carácter crítico e irreverente da sua obra, bem como pela diversidade dos géneros abordados: poesia, ficção, teatro, linguística, crítica, happenings e performances. (Texto Daqui: wikipedia)


A poesia é arte,

Veste-se de versos e quadras,

A poesia é individual,

Palavras escritas no interior de cada um,

A poesia é arte individual,

Que comunica leitura e escrita,

Podemos gostar dela toda, das partes,

Ou não gostar do todo,

Foi-me apresentado o filme esta tarde,

E achei piada ao brincar com as palavras,

E pela liberdade a que se arrojava.




Fica um dele:


Já?

já tentaste praticar o bem
fazendo mal?
já tentaste praticar o mal
fazendo bem?
já tentaste praticar o bem
fazendo bem?
já tentaste praticar o mal
fazendo mal?
já tentaste praticar o bem
não fazendo nada?
já tentaste praticar o mal
fazendo tudo?
já tentaste praticar tudo
não fazendo nada?
e o contrário, já tentaste?
já?
seja qual for a tua resposta,
não sei que te diga.

metabolismo

Tudo avança,

Tudo recua,

Tudo volta a crescer,

Tudo muda,

Tudo cresce,

Tudo respira,

Há quem desista,

Mude a perspectiva,

Todos mudam o local de onde olham e vêem, mudam os pensamentos, as ideias.

Espreitam, sussurram, passeiam por locais revisitados, hábitos rotinados,

Vivem à sombra,

Constantemente à espera,

Descrentes de si, mi, dó, ré,

Lá mudaram o corpo,

Perceberam-no melhor,

Outros gestos,

Gestos antigos e novos.

Vozes estridentes, agudas e graves.