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O Governo tenciona ampliar a capacidade aeroportária do aeroporto da Portela em 20% – já para não referir a expansão de capacidade prevista do aeroporto do Porto em 60% – sem qualquer avaliação de impacto ambiental (ou estratégica, como a lei exige), e construir uma infra-estrutura para voos Low-cost no Montijo, em pleno estuário, numa das zonas húmidas mais importantes da Europa e contígua à zona de protecção especial (ZPE) da Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Além
dos riscos para a segurança aeronáutica e para a saúde, tal
implica quase duplicar os passageiros aéreos e aumentar o turismo de
massas e a gentrificação da cidade, em prejuízo dos habitantes e
em desrespeito pelo compromisso de redução das emissões e
descarbonização da economia. Este é, ainda, um investimento
previsto para um horizonte temporal curto (cerca de uma década), ao
arrepio das boas práticas de gestão e que não dispensará a
necessidade de construir em breve uma nova infra-estrutura
aero-portuária.
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