25 janeiro 2021

leitura do país um dia depois...


A abstenção recorde de 60.7 por cento não foi o mais grave da noite: o vírus e já haver um presidente eleito (Marcelo) à partida não serão alheios ao facto; há um crescendo nº de cidadãos que acham que a politica é uma chatice e não acham merecer seu tempo de Ego precioso.

Egos que permitem esta sensação de derrota numa esquerda dividida: Ana Gomes, Marisa Matias e João Ferreira podiam facilmente ter juntado os votos e ter-se entendido em torno de um deles... André Ventura  está na idade de crescer e não teria saído com ar de vitória que não teve!

Vai ser um problema para toda a gente: a ideia de fazer um partido a solo é no Mínimo insólita e nem na direita, nem na esquerda se avizinham aliados.

Uma direita a viver contos de fadas: o CDS morreu e Rui Rio ainda não percebeu que o presidente Marcelo (que ganha e consolida resultado) tem dado apoio à esquerda governativa de que é oposição e joga a solo, vai e vem de norte a sul.

Sem surpresa, Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, com 60,70%, e conseguiu mesmo subir significativamente, em cerca de oito pontos percentuais, a percentagem de votos com que foi eleito para o primeiro mandato em 2016, quando obteve 52%. 

Sem comentários: