07 agosto 2021

Os amigos não se escolhem, acontecem! (J. Abegão)

Amigo

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!

«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'


“Em cada vida, incessantemente, há uma aposta que não é a 
vida (aquela vida que a morte ameaça e a dor derruba), que 
nem sequer é felicidade, mas a posse de uma graça sem a 
qual nem a vida nem a felicidade valem ” 

(Georges Bataille)

Tenho tido um grande chapadão (que não é uma conversa de 
coitadinho) do que vale a amizade pela falta de mobilidade e 
acessibilidade na comunicação, tenho ganho GRANDES
amigos terapeutas pela proximidade forçada e
encontram-se novas comunicações/falas geniais.
Estou vaidoso dos meus amigos!
Quando tive o acidente a 18.11.2006, na outra vida, apareceu
toda a gente porque ia morrer e queriam despedir-se… 
desaparecer toda a gente é bom sinal, não andamos em turmas 
de amigos pela vida, felizmente. Todos precisamos do nosso 
cantinho intimo.
Tenho posto à prova forças e facilidades nos interesses pela 
óbvia adaptação complicada ao meu novo EU; morar longe do 
centro, em Sintra, não é compensada pela minha perca de 
condução própria.
Por outro lado, morar num sítio bonito e romântico ganha 
gente que procura bem estar.

Tenho admirado o valor e força da amizade!

Sem comentários: