05 abril 2013

a parábola

ia a chegar ao hospital onde tenho terapia da fala!

saí do carro como é habitual segurando-me à porta do carro e chega-me um tripé às mãos.

começa a descida com o edificío hospitalar defronte de nós!

ergo a cabeça e vejo alguém a olhar para mim no inicío da rampa.

ele entra no edificío e volta a sair com uma cadeira de rodas.

negro, tenho que descobrir se nasceu cá e qual a origem dele!

desce a rampa, atravessa a rua, pára defronte de nós aí a um metro.

tinha ido buscar a cadeira para nós e oferecia para eu me sentar.

o olhar era terno.

ternurento.

grande e sorridio de quem oferece bem.

tinha uma imagem de uma planicíe africana nos olhos (dessas que só vemos nos filmes imaginada).

quase que me senti culpado de a negar.

'temos a cadeira no carro. ele vai a andar!'

senti força.

senti coragem.

eu vou a andar.

fui à terapia da fala no andar de cima a caminhar pé ante pé  a olhar para a frente com ar de vencedor queixo erguido: 'eu vou a andar!'

o olhar terno despediu-se de mim sorrindo à saída, acho que fiz um amigo, quero perguntar-lhe o nome num prróximo dia à frente, perguntar viva voz!

hoje fui a pé, a andar, até à Meca (alguém que devemos conhecer para além dos problemas comunicacionais...) e almoçar a pé um prato recheado de fruta fresca e deliciosa (kiwi, melão, melancia, uvas, meloa, papaia, laranja) e uma carne assada tenrinha e aconchegante com um vinho paladar tempero ribatejano à frente da companhia tradicional arrasa tempos, o NAN!

parecia uma pintura!

hoje andei buéréré! ;)

'nem sempre o que parece é!'

Sem comentários: