A deficiência é normal.
A deficiência não é um problema.
As atitudes negativas, o ambiente, as barreiras sociais e a falta de acessibilidades são problemas argumenta este modelo.
O que é o social modelo da deficiência?
É um modelo que afirma que a deficiência não é um problema de cada corpo individual é da sociedade como um todo. Todos temos limitações.
Algumas são mais graves e outras são mais invisíveis, vivemos numa sociedade pensada para eficientes, que teriam incapacidades se vivessem num mundo criado para cegos, surdos ou para pessoas que conduzissem cadeiras de rodas.
Há barreiras na nossa sociedade, maneiras e formas de fazer diferentes, de facilitar e melhorar para todos.
O deficiente não se deve sentir envergonhado, é a sociedade num todo, os considerados deficientes também fazem parte dela, como um todo que se deve sentir envergonhada; há a ideia de cidadania activa e de envolvimento social para melhorar para todos.
Há estigmas ligados à incapacidade/disability que criam deficiências/Impairments.
Há culturas diferentes e comunidades diversas e todos querem viver com os outros numa mesma sociedade. Distinção entre as limitações sociais e físicas; não valorizar demasiado as sociais nem desvalorizar as físicas.
Há o argumento que mesmo que conseguíssemos remover as barreiras todas não chegaria, as pessoas incapazes vão precisar sempre de apoio.
Percebe todo, e
qualquer, indivíduo como clientes do que a sociedade oferece.
Sem comentários:
Enviar um comentário