20 julho 2010

Comunicar sem falar

O primeiro axioma da comunicação revela-nos que é impossível não comunicar, mesmo quando não temos vontade de falar acabamos por mainfestá-lo, com uma expressão facial de desagrado, ignorando ou não encarando a pessoa ou situação.
O ser humano tem o previlégio de poder utilizar a comunicação verbal (oral ou escrita) como meio de interacção comunicativa primordial, complementado ainda pelas restantes formas de comunicação não verbais (gesto, expressão facial, sons, etc.).
Quando a pessoa, por qualquer motivo, se vê privada da oralidade, a sua interacção comunicativa fica muito condicionada. Podemos afirmar que há várias opções…a escrita, o gesto, o desenho, mas todas elas implicam mais tempo ou conhecimento por parte do parceiro de comunicação, o que reduz a eficácia na transmissão da mensagem.
Posso tentar imaginar o que é não conseguir comunicar oralmente…mas estarei sempre a léguas da realidade! Diariamente tento colocar-me no papel das pessoas com quem trabalho e para as quais é tão difícil comunicar oralmente…estarei próxima, terei alguma ideia do que podem estar a pensar ou sentir?
Digo tantos disparates só para as poder ver sorrir…terão algum interesse no que estou a dizer? Será relevante o que lhes estou a transmitir?
Estão presos, as grades são o seu próprio corpo…
Poder falar é poder participar, ter uma posição…vamos aproveitar cada momento e dar um pouco do nosso tempo aos que não são livres para o fazer.

Daniela Parente

Sem comentários: