19 dezembro 2018

boas coisas foi teu adeus


(Fernando Belo)


Quando penso em Pai penso em muitas coisas, cores, imagens fascinantes,

Tuas leituras melhoravam meus textos,

Tua falta de audição tornava exigente a fala,

Passeaste muito ao meu ritmo,

Altruísmo numa terceira idade activa

Como segurança e guarda costas precioso

TU foste gargalhadas ,

És e deixas Alegria, Pensamentos, Brincadeiras, Filosofia,

Jogos, Descoberta da verdade, Intimidades

E queremos estar à altura do que querias que vivêssemos.

Vives em nós, fizeste-nos mais fortes, preparados para o mundo,

Tu e eu, eu e tu

Vivemos muitas birras,

Muitos conflitos,

Tinhas o dom de me irritar como poucos,

Muito Ensino e cinema,

Refeições partilhadas, gostos parecidos, manias contrárias,

O Há males que vêm por bem teve em ti meu cúmplice primeiro,

Bom companheiro, bom amigo, bom desafio,

Tivemos olhares agradecidos e de desculpa,

É a vida!

Foste um pai do Carago: Obrigado!



Deixou-nos dois livros recentemente:

compreender é um espanto! e  Seja um texto de paixão! e uma leitura: Se esta rua falasse de James Baldwin!!!

1 comentário:

Unknown disse...


Melhor homenagem que esta, dificilmente algum filho prestará a seu pai. Sente-se que é "sentida" e lê-se nela uma vida de cumplicidades e alguns desencontros necessários para os desejáveis encontros. Um filho que fala assim de seu pai só pode sentir todo o amor e carinho possíveis. Parabéns!

Duarte Arsénio