A TURMA é um novo filme que retrata o que um professor atura (?) ou faz viver ou sofrer uma turma de gente algo miscelânea emigrante desde africanos a magrebinos a gente oriental, franceses! dos banlieues. Tenho descoberto em mim uma certa atracção pelo caos: prof. de marginais à vida grave e aguda num hospital, o famoso ALCOITÃO.
Podem achar-me estranho, eu também acharia! Faz-me falta o zé das marias, se calhar tenho uma recordação dele quando era puto, um outro ou antepassado deste, um outro eu mas o mesmo! Ó tempo vollta para trás ou corre para a frente, eu que já fiz disparates como aluno e que já me quis educar ou animar para as tropelias de uma população multioétnica em frança, por aí, num mundo de gente nova a velha a novos a velhos.
'Baseado num livro de François Bégaudeau, A TURMA segue um ano de um professor e da sua turma numa escola num bairro problemático de Paris, microcosmos da multietnicidade da população francesa, espelho dos contrates multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo.
François, professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar. Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
Mas as culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem dentro da sala de aula. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.
O filme é protagonizado pelo professor que escreveu o livro que deu origem ao filme e os actores não-profissionais que compõem a turma de alunos foram escolhidos entre alunos de um liceu francês.'
Sem comentários:
Enviar um comentário