23 setembro 2012

a raposa e o guanaco: São precisos rituais

são o truque para quando preciso de me animar: a raposa e o guanaco (o outro). quando vêm sabes que é bom a vinda deles. agora, de véspera já estou feliz. é uma garantia sempre, entre sábados que foi e vêm tenho telefonemas matinais, 'cada dia, vais-te sentar mais perto...'. hoje a raposa estava a banhos, a tratar do seu pelo sedoso. atendeu o guanaco: 'o rudolpho não pode sair, está a chover, os animais não podem molhar-se...' eu: 'mas a tia constipa-se' o guanaco: 'a tua tia é a exceção que confirma a regra, os animais não podem molhar-se mas o pelo sedoso da tua raposa não é o de um animal qualquer. levou tempo a criar! sabes lá o que eu já esfreguei!? limpa aqui, esfrega melhor, com mais força e gentileza zé, aquiii, isso!' é um ritual semanal que me ajuda a crescer melhor: '- Se tu queres um amigo, cativa-me! - Que é preciso fazer? - Perguntou o principezinho. - É preciso ser paciente, - respondeu a raposa. - Tu vais sentar-te primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu olharei para ti com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, vais-te sentar mais perto... No dia seguinte, o principezinho voltou. - Teria sido melhor voltares à mesma hora, - disse a raposa. - Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. E quanto mais perto for da hora, mais feliz me sentirei. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! - Que é um ritual? - Perguntou o principezinho. - É uma coisa muito esquecida também, - disse a raposa. - É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas.

Sem comentários: