04 dezembro 2016

Eu, Daniel Blake



I, Daniel Blake é um filme britânico-franco-belga do género drama, realizado por Ken Loach e escrito por Paul Laverty. Fez sua estreia mundial no Festival de Cannes a 13 de maio de 2016, onde ganhou a Palma de Ouro.

Daniel Blake é um carpinteiro de cinquenta e nove anos de idade no Nordeste da Inglaterra, que sofre um ataque cardíaco e necessita do benefício do Subsídio de Emprego e Apoio (Employment and Support Allowance). Enquanto ele se esforça para superar a burocracia necessária para obter esta ajuda, conhece então Katie, uma mãe solteira e seus dois filhos Dylan e Daisy, que para evitar que morem num albergue de pessoas desabrigadas em Londres, terá que mudar-se para um alojamento a mais de quatrocentos e oitenta quilómetros de distância da sua terra natal.

Dá vontade de mudar para melhorar: este mundo parece desajustado... nunca houve tanto apoio nem tanta gente a poder (mais literados que nunca...) expressar-se contra 'a sociedade'; por outro lado, há dificuldade em viver com tempo para aproveitar o privilégio de estar vivo!

Respirar, inspirar, expirar... apreciar estar vivo!

Sempre existirá gerações velhas que sentem que está tudo pior e a perder-se e novas a achar que pensam melhor nisto da vida do que no tempo todo passado: o Ser Humano é exigente, ainda bem!

Sem comentários: